Visita Guiada a Évora parte I

 Évora é uma cidade muito boa... Para quem não mora cá. Eu gosto da minha cidade. Não a acho bonita, simplesmente gosto porque estou habituado a ela.

Como tudo, Évora tem virtudes e defeitos. A virtude é... Agora não me lembro. Já os defeitos são muitos.

Eu, se fosse presidente da câmara de Évora, uma das primeiras coisas que faria era vender alguns monumentos. O "Templo Diana", por exemplo. Podem vir com as histórias de que os monumentos são os fragmentos do passado que ficaram e outras coisas mais, só que isso não me convence.

Se um tipo achar excremento de uma pessoa que cá viveu há 200 anos é considerado um monumento e cobra-se às pessoas para irem vê-lo... Quando eu faço autênticos monumentos na sanita e "fresquinhos" chamam-lhe merda, não valem nada. É pena não poder cagar agora e passados 200 anos receber o prémio pelo meu acto. Em vez de, em vivos, usufruirmos do que fazemos, não; só passadas umas centenas de anos é que alguém vai usufruir, não sendo nós, como é óbvio.

Em vez de adoptarem políticas onde se gastam rios de dinheiro para manterem, em alguns casos, um monte de pedras com um monte de anos, por que é que não gastam dinheiro para manter aqueles que vivem aqui e agora?! Quer dizer, arranjam-se condições para as pedras antigas, e não se arranjam pedras para se fazerem casas para as pessoas?!

Passemos à frente. Vejamos agora umas fotos de monumentos/arte em Évora, fotos tiradas por mim. Devido à complexidade de algumas "obras de arte", tomei a liberdade de vos tentar explicar (há coisas cá que a minha inteligência não percebe e outras que desconhece por completo) o que são ou para que servem.


 Aqui temos um monumento (?!). Nem sei se ele tem a placa com o nome ou não (nunca reparei). Pelo que se pode ver, isto não passa de um aglomerado de pedras, umas sobre as outras. Esta criação tem alguns anos e pelo que se diz custou uns largos milhares de €uros. Sinceramente, se era para fazerem isto pagavam-me a mim, que eu arranjava uns poucos de amigos e fazíamos uma construção mais engraçada e igualmente "esquisita". Cada vez que chegamos ao Inverno tenho sempre receio que aquela treta se desmorone. Eu acho que esta obra personifica o povo Português: a "abertura" de pedras é o nosso rabinho bem escancarado. Já as pedras simbolizam o valor que os Governos nos dão. Como vêem, eles têm-nos em boa conta.



Ora aqui está o famoso Templo Diana. Até é giro visto em fotografia, mas lá perto dá para perceber que não é assim nada de MUITO espectacular. Eu "pegaria" neste Templo como um exemplo de como funcionam as obras no Alentejo, mais especificamente em Évora. Elas começam mas não acabam. Para os de fora, estas obras são monumentos, para os que cá estão a viver são dores de cabeça.


Realmente, as únicas obras que em Évora são céleres a serem concluídas são as rotundas... E os pagamentos à Câmara... Mas isso não conta, vá.  Fique a saber, caro(a) leitor(a), que Évora é capaz de ter cerca de 37652643 rotundas - estes números poderão aumentar depois da publicação deste post.




Quando eu era apenas um tótó novinho (hoje sou um tótó mais velho) lembro-me de ver uma senhora à espera que abrisse uma loja cuja abertura já há muito que estaria anunciada. A senhora morreu. Mas como os Eborenses quiseram perpetuar o seu exemplo, tão Alentejano, de paciência, calma e estupidez, mandaram embalsamar a senhora, colocou-se um tapete vermelho tipo Hollywood e... Agora é vê-la ali toda fresquinha, com a cara partida, à espera que a loja abra . A cara partida simboliza "as chapadas que o povo leva" por ser tão burro.




(continua num dia destes)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário