Petição

Rosinha assina petição pela festa brava

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, já subscreveu a petição 'Em Defesa da Festa Brava', lançada pelo seu colega autarca de Santarém, Moita Flores, esperando que rapidamente se atinja o número de 100 mil subscritores.

A autarca considera que "a Festa Brava se funda nas origens da nossa Nação, da sua ligação à terra", sublinhando que "as manifestações tauromáquicas fazem parte do universo de várias gentes e regiões do País, sendo uma parte importante dos seus costumes e património cultural, que deve ser preservada".

 (In Correio da Manhã)


Primeiro, quando li a notícia, pensei que a "Rosinha" que tinha assinado a petição a favor da "festa brava", era a minha cadelinha que por acaso tem o mesmo nome... Mas como ela não sabe escrever, e nem fala, coloquei logo de parte esse pensamento. Mas o que me fez mesmo não acreditar que a minha cadela tinha assinado uma petição a favor da "tourada" foi o simples facto de que ela, sendo um canídeo, é sem dúvida nenhuma mais inteligente do que esta pessoa de que fala a notícia.

Só quem gosta de violência e de tortura é que pode ser a favor de tamanha estupidez.  Depois vêm sempre com as tretas do costume "É tradição", "Sempre se fez"... Tal só vem comprovar que, apesar de vivermos já no século XXI, existem ainda pessoas com uma ignorância tal que apenas lembra a que caracterizou a Idade Média. Há quem simplesmente não consiga fazer uso da razão... Eu mando-os para o mesmo sítio que o Carlos Queiroz mandou o médico da *Adop quando foi fazer o controlo "anti-doping"...

Eu é que vou fazer uma petição para que as pessoas a favor destas touradas tenham realmente a tourada que desejam, com um pequeno pormenor, que é o de serem elas a desempenhar o papel do touro, e eu (e pessoas como eu) a espetar-lhes a bandarilha (aí, iamos ver se continuavam a defender a tradição). Deste modo, fazíamos toda a gente feliz: aqueles que são a favor das touradas e os que são contra elas.


*Autoridade Antidopagem de Portugal

1 comentário: