Tunas e Universitários


O que é uma Tuna?
Para que é que serve uma Tuna?
Por que é que cantam todos mal nas tunas?
Quanto custa um fato de um "Tunante"?

Isto são as perguntas que eu faço... Às primeiras três nunca obtive respostas, quanto à última, varia entre os 110 € e os 170€, mais coisa menos coisa... Em tempos de crise, vai lá vai.

Acho os Tunantes e as suas vestes, irritantes. Usam uma "farda" feia e que em nada os favorece (antes pelo contrário)... Ainda por cima usam nas suas capas (até parecem super heróis) medalhas, fazendo-se passar por generais. Eu desconfio que 99% dos rapazes nem saiba o que é a tropa, nunca foram e possivelmente, para o seu bem, nunca irão. Não misturem logótipos de outras universidades, crachás  e outras foleirices do tipo, com condecorações.

O Tunante, por norma, vive num mundo à parte, pensa que as mulheres são fáceis porque lhes basta oferecer umas sangrias ou algumas cervejas e obtêm o prazer sublime, pensam que por envergar o traje da tuna por si só, lhes irá conferir descontos ou facilidades... "Néri bi má fi" não há descontos na galp, nem no modelo... Nem tão pouco no Júlio de Matos.

Acho que se devem orgulhar do facto de estarem na universidade, algo que não é para todos por várias razões, burrice ou "pobrice" são duas delas (eu então sofro dessas duas raazões). Seja lhes dado o mérito de lá estarem, estão na universidade por mérito próprio... Ok, um ou outro estão lá por cunhas e favorzinhos - alguém que tocou a "gaita de beiços" à pessoa certa. O certo, é que se eu tivesse um chapéu até o tirava...

Claro que ainda não está explicado para que serve a tuna... Servirá para um grupo de rapazes e raparigas tocar o cavaquinho, a pandeireta e os ferrinhos? Ou será para vermos o "pandeireta" a saltar (enquanto toca) que nem um veado por entre as ervas do bosque?

Algo que também me fascina, e não pelo aspecto positivo, é constatar que quando se tem pelo menos 18 anos (noutros casos muito mais) e se deveria ter mais inteligência e ponderação, nada disso se vê... Parecem crianças com a mentalidade de 5 anos dentro de corpos, de adultos, a fazer asneiras. Todas as crianças com idades suficientes para distinguir o bem do mal, sabem que beber (bebidas alcoólicas) e fumar, de forma excessiva, prejudica gravemente a saúde... Ou seja, quanto a mim, quanto mais velhos nos tornamos menos inteligentes ficamos.

Receitas para atrair um universitário ou tunante, ou os dois.

1- Fazer uma sangria e colocar no parapeito da janela. Esperar 20 segundos.

2- Comprar várias cervejas e colocá-las no parapeito da janela. Esperar 10 segundos.

3- Colocar um pequeno cartaz a dizer o seguinte: "Jantar do curso de ______ às 21h." (o espaço é para se escrever o que se quiser... Até podem escrever que o curso é de natação, não faz mal, funciona na mesma. Esperar alguns minutos.).

P.S.: Não pode ser uma janela qualquer, pois o Universitário ou Tunante, só consegue escalar até ao primeiro andar.

Os tunantes têm coisas muito giras,  adoro a brincadeira de atirar os próprios sapatos para o ar e depois andar o dia todo à sua procura (se encontrarmos o nosso par já é uma sorte)...

Gostava de saber por que é que nas bandas da tuna, aqueles que cantam parecem gatos com cio? Será por terem elevados índices de testosterona? Ou será que foram espancados com um saco de laranjas podres?

Antigamente, na minha casa, tinha um problema sério com baratas, comecei a colocar músicas(?!) tocadas pelas tunas aos cantos... E foi vê-las (às baratas) a dar em malucas e a fugir, eram autênticas baratas tontas. Um muito obrigado. Vou tentar fazer o mesmo, mas como sistema anti-roubo.

Conheço algumas pessoas universitárias que são diferentes de tudo isto que eu aqui referi. Ainda há alunos que estão na universidade para estudar e ser alguém, ao invés de outros que pensam que por estarem na universidade já são alguém e acham que devem passar os dias todos a beber, à espera dos jantares de curso, e a fisgar as malucas (ou malucos) para lhes dar uma "queca" académica.

Como já acabei aqui a minha "matéria", vou ali ao colégio da minha sobrinha perguntar se podemos todos atirar os sapatos ao ar...
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário