GNR e PSP - As fardas, a actuação. O horror...

Hoje, gostaria de esmiuçar a fardamenta dos GNR e dos PSP.

Será que sou só eu a achar, ou eles possuem mesmo uma farda fora de moda e nada prática? Pessoalmente, embirro com a gravata, as botas de cano alto e os bonés (ou lá o que são)... Ah, é verdade! Também embirro com as barriguinhas de cerveja...

O mais preocupante são as botas de cano alto e os chapéus, nomeadamente os que parecem umas frigideiras. Imaginem, um polícia (ou GNR) que utilize as botas de cano alto e mais uma frigideira na cabeça, a perseguir um ladrão que calça uns ténis da Nike e roupinha mais desportiva... Agora a esta equação, juntem-lhe umas valentes e salientes barriguinhas. Já vi agentes da ordem envergando barrigas tão grandes, tão grandes, que deveriam elas também envergar uma farda, e os agentes em causa deveriam receber por dois, visto que carregam outro ser no ventre por um período bem maior do que 9 meses. Como é óbvio, não conseguem apanhar os bandidos.

E o que é que os senhores agentes da autoridade fazem aos chapéus quando perseguem alguém? Seguram-no enquanto correm, ou largam-no pelo caminho?... Já que têm de usar alguma coisa na cabeça, sugiro que utilizem uma fita elástica a dizer GNR, ou PSP. Sempre fica mais prático...

Uma ideia que deveria colher os seus frutos seria se eles, aquando de uma perseguição vertiginosa, atirassem os seus rádios (que mais parecem uns tijolos) aos bandidos, entrando assim na "onda" do ladrão e apanhando-lhe a "frequência". Esta seria uma óptima ideia e bem mais rápida do que perder tempo a pedir reforços, clicando num botão para falar e largando-o para ouvir, não tendo assim que ser obrigatório fazer-se silêncio nas zonas circundantes ao agente, permitindo que a mensagem seja audível e bem entendida.

Quanto à botinha de cano alto, acho que só tem uma altura em que realmente vale a pena tê-la por perto: é no Natal... Sempre existe a  probabilidade de se vir a receber um maior número de chocolates...

Em abono da verdade, os polícias ou GNR deveriam transparecer mais saúde e transmitir segurança - para poderem intimidar, se fosse necessário - ao invés de transparecer uma imagem degradante, ociosa e nada intimidadora. Eu, se fosse ladrão, não teria qualquer medo de um agente que fosse portador dessas "qualidades" (anteriormente referidas).

E para que serve a arma, já que não a podem utilizar? A ideia do seu transporte até não é má, sempre dá para fazer de calço nalguma mesa... ou para as mostrar às garinas... enquanto se narram as aventuras e desventuras de situações que nunca ocorreram - nem irão ocorrer -, relevando os disparos que nunca se fizeram (tirando os dos treinos). 

Também seria boa ideia existirem GNR que, quando segurassem o balão para qualquer condutor soprar, não o fizessem apitar com o próprio bafo... Sempre ajudava.

Eu sou a favor da segurança, mas também acho que deveriam ter alguma decência na sua aparência, e não, não estou a falar da obrigatoriedade de terem os cabelos cortadinhos bem rentinho, para depois os taparem com as boinas (ou chapéus), fazendo perceber que  existe uma lógica perfeitamente mal bem pensada. Estou a falar de uma formação como indivíduos, alta, e de uma obrigação de terem de preencher alguns requisitos mínimos, físicos.

Sou totalmente contra os agentes portadores de duas cabeças, uma em cima dos ombros e a outra por cima da cintura. Só era aceitável se esses agentes estivessem ao serviço num centro de geriatria, podendo assim perseguir e capturar os velhotes algaliados que o único apoio utilizado para se locomoverem é recorrendo à ajuda de canadianas ou muletas.

Uma coisa é ser-se feio, alto ou baixo, e outra coisa é ser-se desleixado com o corpo, ainda para mais quando a imagem detém algum peso no que se pretende. Estou certo que alguns dos agentes com as características supracitadas só conseguiram capturar um bandido na faixa etária dos 3 até aos 5 anos de idade. Quanto muito, conseguem apanhar todas as crianças que não tenham entrado ainda na puberdade porque, como todos nós sabemos, qualquer jovem que atinja a puberdade desata a correr que nem um maluco...

Talvez a única grande ideia na fardamenta das nossas polícias é a de todos os agentes (os mais comuns) usarem gravata - É que sem querer tornou-se mesmo numa excelente ideia: quem é que hoje em dia não tem medo de tipos que utilizam gravata?!...

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que tu escreveste e acrescento ainda : E se o nosso Governo apostásse mais nestas Seguranças e lhes desse mais credibilidade? Se diminuísse os anos até estes desgraçados se poderem reformar? Sim... Porque vamos chegar a ver policias de bengalas a correr atrás dos ladrões.
    Tua fã/mana Anabela Rosado

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo!Acho que as nossas forças de segurança deveriam auferir um salário mais condizente com o papel que desempenham para a sociedade.

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo! Como militar da GNR so te posso dizer que nenhum (ou quase) militar gosta ou acha prática a farda que usa, mas infelizmente somos obrigados! Em relação a barriguita se verificares com o passar dos anos (e mudança de de mentalidade) cada vez há mais investimento na condição fisica (a titulo pessoal é claro)! trabalhamos com o que temos neste pais! Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Ricardo Joaquim, infelizmente são vocês que têm de apostar... em vocês mesmos.

    É este o País que temos: Retiram-se apoios e fazem-se cortes na segurança. É ridículo .

    ResponderEliminar