Pulseiras Power Balance multadas por "publicidade enganosa"






A empresa que comercializa as pulseiras Power Balance, que prometem melhor equilíbrio, força e flexibilidade, foi processada pela Câmara de Andaluzia por publicidade enganosa, de acordo com um comunicado da delegada de Saúde do Concelho de Málaga, María Antigua Escalera.

A sociedade de consumo, Facua, informou esta quarta-feira a decisão da Câmara de processar a empresa Power Balance S.L, que já vendeu cerca de 300 mil pulseiras em Espanha, facturando um total de 10 milhões de euros.

Vários atletas, celebridades e políticos, entre os quais o jogador português, Cristiano Ronaldo, têm usado estas pulseiras, que segundo a Facua são uma "fraude" pois  a empresa que as vende atribui soluções "milagrosas", que "obviamente" não se tem realizado.

A sociedade de consumo ainda protestou quanto à sanção atribuída, porque o dinheiro que a Power Balance S.L faz em algumas horas, seria o suficiente para pagar mais do que 15 mil euros.

A Andaluzia, após retirar do mercado todas as pulseiras, multa agora quem ainda as vende, considerando "uma fraude em detrimento de outra. A multa pode chegar ao 400 mil euros se alguém infringir a lei".

No final de Abril a  Facua denunciou o caso ao Ministério da Saúde, que encaminhou a reclamação para a  Delegação Provincial da Saúde de Málaga, realizando assim a sanção de 15 mil euros à empresa que vende as pulseiras.






Epá! Não acredito nesta notícia... Então agora dizem-me que as pulseiras não nos dão qualquer tipo de equilíbrio? Nem mental?!

Que raio... E eu que comprei tantas. Na verdade, continuei sempre a sentir-me desequilibrado... Mas com mais estilo. Passei a usar as pulseiras em todo o lado: nos tornozelos, nos pulsos, no pescoço... E uma vez ainda tentei colocar uma no... a... vocês sabem do que eu estou a falar.

Logo eu que previ um sucesso enorme aquando do aparecimento destas pulseiras - como podem constatar ou relembrar aqui. As pessoas precisam de ter algo que as engane constantemente, e se esse "algo" lhes der estilo, como uma pulseira, por exemplo, isso serve às mil maravilhas. Todos querem ter uma imagem exterior linda; no interior pode ser-se a maior monstruosidade que ninguém se incomoda.

Vi centenas de pessoas a usar e a comprar dessas "pulseiras Deus" e o certo é que não vi milagres. Talvez o único milagre que vi, e que já está "batido", é o milagre da estupidez de quem compra este tipo de produtos a pensar que realmente fazem aquilo que é publicitado.

Podem-me dizer "Toda a publicidade é enganosa"; esta afirmação até é capaz de ser verdade, mas também há os que sabem enganar quase todos - os que não se deixam enganar são os mais atentos... E há aqueles que se deixam enganar por todos.

As pulseiras power balance são foram mais um dos muitos enganos a que somos sujeitos diariamente. Lá está, uns enganam-nos mais à descarada, outros menos. Também que ninguém pense que nunca é, foi, ou será enganado. O facto de se pensar assim, por si só já é um engano.

Qualquer dia aparece aí "o chapéu inteligente" - quem o usar irá ser presenteado com mais 50% de inteligência - ou a "T-shirt Amiga" - quem utilizar a t-shirt amiga poderá dialogar horas e horas a fio com ela, e só terá que fazer uma pausa para a lavar.

Já alguém dizia que este Mundo era um circo e nós os palhaços... Alguém duvida?




P.S.: Ía-me esquecendo de dizer que as pulseiras até dão algum equilíbrio... Aos móveis. Coloquei duas pulseiras debaixo dos pés de uma cadeira, e outras tantas debaixo do pé da mesa da cozinha... Até agora não tenho queixas, está tudo equilibrado.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário